quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rotina de um Assistant Cabin Steward

Todos os dias de manhã devemos pegar o troller (carrinho para colocar as toalhas e lençóis) no nosso locker, que fica próximo da nossa sessão e descer pra laundry (lavanderia). Subimos para nossa sessão, tiramos o outro carro que ficam as toalhas dobradas, papel higiênico, lixo e etc do locker e colocamos no corredor. É bom deixar tudo preparado, sacos de lixo separados, dobrar todas as toalhas, pegar papel se tiver faltando, clinex e descer para tomar café. Após o café, subimos para sessão, tiramos o vacum do locker e o carry-carry (um negocinho que se coloca três frascos de químicos específicos, as toalhinhas, escovas, esponja e luvas para limpeza do banheiro) e começamos a trabalhar. Essa rotina segue pela manhã e pela tarde do mesmo jeito e podemos começar antes do camareiro se ele assim “deixar”.

Nos dias de troca de lençol, que geralmente é feita pela manhã, devemos pegar os lençóis na noite anterior quando formos pegar as toalhas para a noite... devo informar que essa “pega” de lençol costuma ter uma fila porque os lençóis são contados (existe muita máfia querendo eles) e eles dão exatamente a quantidade de quartos que embarcam.

Existem dois dias de lavagem de balcony (varanda). Praticamente todas as sessões tem balcony e lavá-los duas vezes em cruzeiro de 8 dias é dose viu! Mas é fácil, o assistente tem que pegar rodo, vassoura e um rodinho de mão. O camareiro joga agua no vidro da varanda e na porta de vidro e temos que limpar com o rodinho de mão tirando a agua. Depois de feito em todas as balconys, puxamos com rodo todo o excesso de agua que o camareiro deixou quando foi puxando com a vassoura pro ralo, depois colocamos todos os tampões do chão que corre a agua pra entrar no ralo.

Toalha é sempre um problema. Eles dão uma quantidade exata pra cada um e tem gente que faz estoque dentro do locker, o que é errado, sempre há inspeções nos lockers e quem tiver muito estoque leva warning... é fogo porque sempre falta na sessão quando as pessoas resolvem sujar demais as toalhas, ai pela noite temos que descer na laundry e repor, pela manha quando terminamos é melhor porque você pode deixar uma listinha com os quartos que faltaram pra quem está de “standy by” repor.

Em dias de embarque de passageiros, nós temos que revezar com as camareiras pra ficar na fila de embarque pra levar os passageiros até a cabine. Esses são os piores dias porque você aprontou todas suas cabines bem limpas e mal almoça e já tem que ta arrumada com o uniforme da noite, de luva e maquiada pra ficar na entrada do navio recepcionando os passageiros por umas 3 horas, ou seja, sem descanso...quando termina já tá na hora de pegar toalha pra noite e começar a trabalhar de novo..é difícil, mas as vezes termina antes e da pra descansar um pouquinho.

Dentro do banheiro temos que limpar os espelhos, trocar as toalhas, limpar a torneira, jogar fora o lixo, limpar a privada e dar uma olhada se dentro do box ta sujo, trocar papel higiênico... em dias de deep clean, temos que escovar dentro do box, atrás do vaso sanitário, limpar os armários e lavar uns copos horrorosos que tem dentro do banheiro...

Espero que vocês agora entendam um pouco do que eu faço e qualquer duvida, so me perguntar (.

Lembrando que essa rotina é dos assistant cabin da MSC

http://nobalancodonavio.blogspot.com.br/2011/11/rotina-de-um-assistant-cabin-steward.html

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